Agua Limpa Para os Curumins - Website Asas de Socorro 2017

Ir para o conteúdo
QUEM SOMOS
Projeto em parceria com a Tearfund e comunitários locais - leva filtros bioativos de areia - Purificando a água para as comunidades no interior da Amazônia.
DADOS GERAIS DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL
O Brasil possui quase 13% dos recursos hídricos superficiais do planeta. No entanto, 73% deles concentram-se na bacia hidrográfica amazônica, onde mora apenas 4% da população brasileira;

34 milhões de brasileiros não tem acesso a água encanada;
103 milhões de pessoas não estão conectadas às redes de esgoto;
38,7% dos esgotos gerados são tratados;
No Brasil a média de perdas de água na distribuição é de 36,9%;
A média de consumo de água dos brasileiros em 2012 foi de167,5 litros por habitante ao dia (aumento de 4,9% com relação a 2011);
A região com menor consumo é a Nordeste, com 131,2 litros por habitante por dia; já a região com maior consumo é a região Sudeste, com 194,8 litros por habitante por dia;
O setor de saneamento gerou 726,6 mil empregos diretos, indiretos e de efeito renda em todo o país, sendo 209,8 mil diretos nos serviços e 516,8 mil gerado pelos investimentos.

Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2012
MATÉRIAS SOBRE A ÁGUA NA AMAZÔNIA
COMO TUDO COMEÇOU!
O projeto de Asas de Socorro que nasceu em parceria com o professor Walter de Menezes (figura querida da pequena comunidade na região do Tracajá (AM) e ganhador do prêmio nacional: Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita).

Em algumas comunidades ribeirinhas do interior da Amazônia brasileira é o rio que leva os dejetos humanos, o lixo e o óleo dos barcos. E o mais agravante – é deste mesmo rio que se retira a água que se bebe, sendo que esta água não passa por nenhum processo de purificação ou limpeza. Como consequência, adultos e crianças ribeirinhas sofrem com a sujeira que ingerem através da água. Têm com frequência diarreias, vômitos e hepatite.

Neste contexto e realidade de comunidades, onde não há filtros ou esgoto, a Tearfund e Asas de Socorro estão levando filtros biológicos, informação e capacitação através do projeto “Água limpa para os Curumins”. Curumins é uma palavra de origem tupi e designa, de modo geral - as crianças da Amazônia. O propósito do projeto é fazer com que a saúde das crianças e o bem-estar de toda a população ribeirinha melhore, com o acesso a uma água limpa e própria para o consumo.

Mais um trabalho de Asas de Socorro - Promovido e acompanhado sempre de perto por Eunice Bueno Cunha de Menezes - nossa Superintendente de Projetos. Além de distribuir os filtros, nossa equipe treina voluntários da própria comunidade, que se tornam os "Agentes da Água". Também são instruídos sobre os perigos da contaminação da água, causada pelo esgoto que é lançado nos rios e lençóis freáticos. Como forma de enfrentar essa realidade, oferecemos como solução a construção de fossas biosépticas de bananeira, forma fácil e inteligente de manter o solo livre de dejetos humanos e que também soluciona o problema do esgoto a céu aberto.

Fonte: Revista Ultimato.
VÍDEOS RELACIONADOS
PARCEIROS

UniEvangélica

Tearfund
DESEJA AJUDAR?
Junte-se a nós nessa causa tão importante para a Amazônia. Você pode ajudar tornando-se um parceiro (igrejas, empresas e instituições) ou doando financeiramente por uma ou mais vezes:
GALERIA
CONTATO E INFORMAÇÕES
Eunice Bueno Cunha de Menezes
Superintendente de Projetos - Asas de Socorro
(62) 4014-0333
Voltar para o conteúdo