top of page

Nota Pública 01/2024







_________________________________________________________________________________


NOTA PÚBLICA


Anápolis/GO, 23 de julho de 2024.


A ASSOCIAÇÃO ASAS DE SOCORRO comparece por meio desta nota para esclarecer os últimos acontecimentos em relação às operações aéreas realizadas na Região Norte do país. Rogamos, ainda, por orações para que essas missões continuem sendo realizadas com a benção de Deus.


O Governo Federal, por meio da Portaria Conjunta FUNAI/SESAI Nº 1, de 30 de janeiro de 2023, estabeleceu os procedimentos de acesso às Terras Yanomami com o intuito de preservar a saúde e integridade dos indígenas. Dessa forma, o acesso e contato com a terra e o povo Yanomami, bem como as operações aéreas de ASAS DE SOCORRO e as ações de apoio e assistência ao povo Yanomami e parceiros, dependem de autorização e regulamentação da FUNAI.


Após reunião realizada em conjunto com a Casa de Governo em 16 de abril de 2024 e o recebimento de intimação da ANAC para prestar informações e apresentar documentos referentes às operações de ASAS DE SOCORRO, temos buscado atender todas as solicitações da ANAC, bem como as orientações da FUNAI. Nosso compromisso é, com base em nossos princípios bíblicos, dedicação e esforço, prestar nossos serviços, demonstrando possuir e fornecer todos os documentos exigidos e sem apresentar qualquer irregularidade, ilegalidade ou ilicitude.


No entanto, tais procedimentos e a necessidade de aguardar os trâmites internos da FUNAI impactaram o ritmo do trabalho de ASAS DE SOCORRO. Além de responder às questões técnicas de aviação, é preciso aguardar as avaliações e entendimentos da FUNAI/Casa de Governo. Sabemos que a diminuição de nossa dinamicidade também impacta nossos parceiros e, principalmente, o povo Yanomami, que mais precisa do nosso serviço e amor. A eventual demora nas autorizações e a incerteza da situação geram mudanças constantes nas operações, causando apreensão quanto às saídas e entradas nas aldeias, dificuldade para fazer chegar a tempo os insumos para os indígenas, e tensão para aqueles que não conseguem sair ou voltar para suas casas.


Por essas questões, pedimos que o Povo de Deus se coloque em oração a favor dos trabalhos e do povo Yanomami.


Esclarecemos ainda que ASAS DE SOCORRO não deixará de atuar em Roraima, que as operações estão ativas e a equipe de base está sempre à disposição. Faremos o máximo para atender as demandas dos parceiros e servir tanto aos parceiros quanto ao povo indígena com todo o amor e cuidado.


Informamos que todas as informações desta nota refletem a realidade do momento, sem mais nem menos. Orientamos toda a Comunidade Evangélica e Indígena que, em caso de dúvidas sobre os acontecimentos e as ações de ASAS DE SOCORRO e seus parceiros, procurem os canais oficiais de comunicação das organizações.


Contamos com vossas orações e apoio para a glória de Deus,


Glauco Pereira

Diretor Executivo de Asas de Socorro

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


chriscampelo10
Jul 30

Orando, orando, orando....

Like
bottom of page